Usando um Mega-Range
Não, esta postagem não é sobre nenhuma serie de super-heróis japonesa nem sobre picapes da Ford. Trata-se de um conceito de distribuição engrenagens no cassete usado pela Shimano.
Como já foi relatado em tópicos anteriores, temos que infelizmente optar por utilizar um cassete onde o número de dentes das engrenagens cresce lentamente ( de 1 ou 2 dentes a mais na engrenagem imediatamente maior, geralmente usado em bicicletas de estrada) e tendo como consequência positiva marchas próximas entre si, que permitem acertar melhor a rotação da pedalada para cada velocidade e como consequência negativa a falta de marchas mais “leves”, ou optar por um cassete usualmente encontrado em bicicletas de todo o terreno onde se tem marchas muito reduzidas, porém com o desconfortável salto de 3,4 ou mais dentes entre cada engrenagem subsequente.
O conceito do Mega-Range ( numa tradução livre significa mega amplitude) é uma opção intermediaria que utiliza uma relação de bicicleta de estrada ( subindo lentamente o número de dentes entre cada engrenagem) combinada com uma ultima engrenagem de 34 dentes ( muito reduzida). Tal conceito pode ser encontrado nas linhas de base da Shimano para 7 e 8 velocidades e na Sram antigamente nos grupos de 9 velocidades, onde se saltava de 28 (da penultima engrenagem) para 34 dentes na ultima.
O problema desta opção é justamente o grande salto entre as duas maiores engrenagens do cassete. Um salto tão grande que torna-se impossível não sair da faixa ideal de pedalada durante esta troca de marcha.
A solução pratica para isso, descoberta empiricamente recentemente, é simplesmente não utilizar a “mega-range” (34 dentes) em situações normais. Usa-se todas as demais engrenagens do cassete e da pedivela. Deixando para usar a ultima marcha apenas em situações realmente críticas ( subidas íngremes, areia fofa, etc. ), como se fosse uma “reduzida de jipe”.
This entry was posted on quarta-feira, janeiro 27th, 2010 at 23:34 and is filed under Componentes Mecânicos. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.
março 1st, 2010 at 22:41
Arce says:Recomenda-se a utilização conjunta de Mega-Range com lastros na dianteira da bike, especialmente para aqueles que usam suspa de 100mm quadros 20/21″ em diante. Risco de tombamento histórico. rsrsrs
Como diria o outro “se não der pedalando a gente empurrrra!!”