Serrando Aço
Para quem ja viu a bicicleta com o cubo Alfine notou que uma restrição deste tipo de transmissão é a ausência de blocagem. Ou seja, precisa de uma chave 15 para poder retirar a roda no caso da necessidade de um reparo.
Na mesma semana que eu recebi o cubo eu comprei uma chave 15 da Tramontina ( com o seguinte raciocínio: Já que gastei bastante no cubo, vale a pena comprar uma chave decente para não correr o risco de espanar).
O problema desta chave 15 é o fato dela ser muito comprida, já que tem ferramenta em ambas as pontas. Na minha pochete de quadro, que fica presa junto a mesa, ela ficava cerca de 10cm para fora, tornando inviável leva-la ali.
A solução foi serrar e tirar fora um terço inútil da chave. O novo problema se chamou Aço Cromo-Vanádio. Este relativamente sofisticado material é usado para esse tipo de ferramenta pela sua resistência a corrosão eu ao desgaste. Portanto é um material muito duro, dificil de ser cortado ainda mais usando uma serra manual que era o que eu tinha de disponível. Parte da alta resistência (cerca de 3 vezes superior a uma aço “de portão”) se da através do tratamento térmico (tempera).
Usando meus conhecimentos e um pouco de pesquisa cheguei a conclusão de que eu devia desfazer o tratamento térmico na região que eu faria o corte.
Cortei e arredondei as rebarbas com micro retífica e ficou perfeita. Coube direitinho na pochete de quadro.
This entry was posted on quarta-feira, setembro 29th, 2010 at 14:07 and is filed under Componentes Mecânicos, Manutenção. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.
janeiro 20th, 2011 at 18:08
Lulis says:Como você “desfez” o tratamento térmico? Só esquentou? Por quanto tempo?
janeiro 21st, 2011 at 8:25
thiago says:So esquentei. O tratamento térmico é feito com aquecimento e rápida refrigeração. Para desfazer basta aquecer e deixar esfriar bem lentamente.