Remendo de raiz
Certa vez, a pedalar a “triagem” até a fazenda Pico-Paraná, em uma tradicional homenagem a limpeza e boa conservação da BR-116 furamos o pneu em algum dos frequentes obstáculos desda rodovia ( pregos, cacos de vidro, arames, etc etc).
Como ainda estávamos no inicio e ainda queríamos ter mais de uma câmara reserva resolvemos para em uma dessas borracharias para caminhões (sujas e escuras) e remendar a câmara furada, ja que neste dias estavamos sem kit de reparo, apenas 2 câmaras extras.
Acostumado com a tradicional utilização de kit de remendo de emergência, me espantei com o método que o mecânico utilizou, que com certeza deveria ser o mesma forma de remendar um pneu de caminhão.
Após alguns anos resolvi testar tal método e de fato a qualidade fica muito melhor. Obviamente que em emergências ( na estrada ) nada substitui os kits. Porém, em casa com ferramentas e tempo, vale experimentar as vantagens de uma manutenção mais bem feita.
Irá precisar dos seguintes materiais:
-Câmara velha ( para cortar um pedaço)
-Cola de sapateiro. Se você for menor de 18 anos esqueça, em alguns lugares pedem até CPF para vender este produto.
-Tesoura com qualidade suficiente para cortar uma câmara
-Lixa com granulação acima de 400 (acima significa um número menor, por exemplo 120). Se possuir alguma ferramente elétrica como uma microretífica, use-a. Irá ganhar em tempo, esforço e qualidade.
-Sargento ou morsa ou chave de pressão. Para prensar.
Comece localizando o furo e cortando um pedaço da câmara velha com tamanho compatível com o tipo e dimensões do furo.
Lixe as superficies. Lixe muito bem. Esta técnica possui dois segredos para ser eficiente, lixar é um deles.O senhor da borracharia utilizou uma esmerilhadeira. Não precisa de tanto, mas isso mostra a importância de lixar.
Aplique a cola em uma fina camada em ambas as partes.
Espere a cola secar parcialmente. Na prática isso acontece quando ela deixa de ficar brilhante e fica fosca.Este é o segundo segredo da técnica.
Una as partes e aplique pressão com alguma ferramenta. Caso não possua nada para isso, pode se utilizar algum objeto bem pesado, tomando cuidado para que nenhuma parte pontiaguda corte a câmara.
Após algum tempo, o remendo está feito. É muito mais barato e fica com qualidade muito boa .
This entry was posted on terça-feira, novembro 10th, 2009 at 19:45 and is filed under Equipamentos, Manutenção. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.
novembro 11th, 2009 at 3:38
Fabrício Souza says:Eu lembro que quando ainda pedalava a minha BMX da Monark eu ia em um destes borracheiros e ele vazia deste reparos, certa vez ele utilizou aquelas prensas quentes e quando vi achei o máximo… porém quando montei a câmara na roda e enchi o pneu, humm… o pneu ficou torto, era muita borracha para um pequeno furo!
novembro 11th, 2009 at 11:47
Rodrigo Stulzer says:Pelo título eu pensei que você iria falar daqueles remendos de emergência, quando se entopo de grama o pneu… 🙂
novembro 11th, 2009 at 13:59
daniel ghiraldi says:Estou trabalhando numa recapadora de pneus de caminhoes, e esses dias trouxe 2 cameras que estavam com alguns furos – tipo a do rafa gassner rs – e o borracheiro fez um serviço igual.
Cara ficou otima as cameras, agora ando com as duas de sobressalente, quando eu vou pedalar, o que é raro.
uashaushaushasuhasuahsaushasuahsuashaushuas
aquele