garagem do odois

blog do thiago do odois

Fundo

Aros e Pneus – Diâmetro e Rugosidade

Quem já experimentou bicicletas com as mesmas configurações porém com aros diferentes – em geral numa MTB aro 26 é possível colocar um aro 700 com um pneu 23mm, percebe maior suavidade ao experimentar aros maiores, mesmo que se mantenha pneus equivalentes em pressão e largura.

O desconforto ao se deslocar com uma bicicleta num terreno irregular é consequência das variações de nível, resultando em movimento oscilatório para o ciclista. Transpor uma pedra, por exemplo, faz necessário sair do nível do solo e subir até o nível da pedra.

De forma prática pode se dizer que passar por um obstáculo horizontalmente resulta num movimento vertical. Logo, quanto mais rápido se passar pelo obstáculo, mais intenso será o movimento na vertical.

Esse efeito ocorrerá de maneira diferente dependendo do tamanho das rodas. A geometria e a física mostram que para rodas maiores este movimento na vertical será mais lento. Para entender, vamos usar a ilustração abaixo com uma roda idealizada, sem deformação dos pneus nem suspensão:

esquema das trajetórias

esquema das trajetórias

Na trajetória descrita pelo centro da roda na primeira roda (linha vermelha) tem-se que, para sair do nível do solo e chegar no obstáculo foi necessário percorrer a distância horizontal de A até C.

Na trajetória da roda menor (linha azul) a distância para esta mudança de nível se deu na distância horizontal menor, de B até C.

Considerando que ambas as rodas estão com a mesma velocidade horizontal, pode se afirmar que a roda menor (azul) irá subir no obstáculo em menor tempo:

[pmath]tempo_azul=(C-B)/Velocidade[/pmath]

[pmath]tempo_vermelho=(C-A)/Velocidade[/pmath]

A velocidade vertical (golpe da bicicleta contra o ciclista em função do obstáculo) é a responsável pela sensação de maciez: quanto mais lento, mais macio.

Na situação da roda maior temos a velocidade vertical descrita por:

[pmath]VelocidadeVertical_vermelho =(Altura do obstaculo) / tempo_vermelho[/pmath]

[pmath]VelocidadeVertical_azul =(Altura do obstaculo) / tempo_azul[/pmath]

Como a altura do obstáculo é a mesma em ambos os casos, tem se a velocidade maior quando o tempo para subi-lo é menor.

[pmath]VelocidadeVertical=Altura/Tempo[/pmath]

Desta forma pode se ver que quanto menor a roda, maior a velocidade vertical e, portanto, a sensação de impacto.

Na prática pode se verificar isso com as suspensões disponíveis. Aquelas para MTB aro 29 são de curso menor quando comparadas com as MTB aro 26, já que o impacto será menor numa roda maior.

Tags: ,

1 resposta para “Aros e Pneus – Diâmetro e Rugosidade”

  1. 26 julho 2015 as 23:52

    Fabio disse:

    Ficou bem explicado que o maior diâmetro causa mais ou menos
    conforto. Teria como fazer uma matéria mostrando como o ângulo do garfo causa mais ou menos conforto no ciclista.

    Obrigado

Deixar uma resposta