garagem do odois

blog do thiago do odois

Fundo

O sol nasce para todos

Quando se pedala, em geral tem-se por objetivo ir para algum lugar onde se possa esquecer dos problemas e em geral tal lugar encontra-se próximo a natureza.

Na natureza se encontram rios, lagoas, cachoeiras, vegetação nativa, etc. Mas felizmente não se encontram torres de transmissão de celular.

Por isso, fica oscilando entre área coberta pelo sinal de celular e áreas descobertas. Nestas áreas descobertas ( onde o aparelho fica procurando rede ) muito rapidamente a bateria do celular é descarregada. Numa bicicleta não temos o acendedor de cigarro (ainda bem!) para poder deixar o aparelho sendo continuamente carregado.

Some este problema ao uso de pilhas para lanternas e gps, que muitas vezes, dado o isolamento de alguns campings, não tem onde serem carregados em algumas viagens mais longas.

Eis que podemos ter uma criativa solução para este problema energético! O Sol! Nosso astro rei, nos inunda com sua radiação e além de trazer luz e vida, trás muita energia em suas ondas.

Pequenas placas solares, que agora já não são tão caras por causa das compras internacionais pela internet, fazem a conversão da luz do sol em energia elétrica.

painel solar

Painel Solar

Com suas pequenas dimensões, baixo peso e características elétricas compatíveis com a maioria dos aparelhos ( baixa voltagem, corrente continua e baixa corrente) torna-se muito simples construir carregadores e fixá-los na bicicleta.

Desta forma pode-se pedalar enquanto as baterias e pilhas são carregadas.

6 respostas para “O sol nasce para todos”

  1. 14 abril 2010 as 6:21

    Renato disse:

    Mas cadê o circuito? Escondeu bem!

  2. 14 abril 2010 as 10:09

    mildão disse:

    ouww, gostei

    qdo for pedir mais dessas pede uma pra mim

    😀

    moooooooooove

  3. 14 abril 2010 as 13:35

    lucas disse:

    Oi,

    Onde comprou ?

    Obrigado, Lucas

  4. 14 abril 2010 as 14:10

    danielghiraldi disse:

    Legal esses “carregadores” rs
    Mas sao fáceis de se achar?
    Num pedal acima de 100 km seria bem requisitado eheheh
    aquele

  5. 14 abril 2010 as 18:22

    thiago disse:

    O painel foi comprado do dealextreme.com . Painel com corrente maixima de 0,2A e tensão máxima de 6V, por estes motivos não precisou de circuito regulador, pois substitui a fonte original que alimenta com valores próximos a estes

  6. 14 abril 2010 as 18:42

    lucas disse:

    thiago, tem como me mandar o link do carregador solar? por email…

    lgcl@triang.com.br

    Obrigado, Lucas