garagem do odois

blog do thiago do odois

Fundo

Usando um Mega-Range

Não, esta postagem não é sobre nenhuma serie de super-heróis japonesa nem sobre picapes da Ford. Trata-se de um conceito de distribuição engrenagens no cassete usado pela Shimano.

Como já foi relatado em tópicos anteriores, temos que infelizmente optar por utilizar um cassete onde o número de dentes das engrenagens cresce lentamente ( de 1 ou  2 dentes a mais na engrenagem imediatamente maior, geralmente usado em bicicletas de estrada) e tendo como consequência positiva marchas próximas entre si, que permitem acertar melhor a rotação da pedalada para cada velocidade e como consequência negativa a falta de marchas mais “leves”, ou optar por um cassete usualmente encontrado em bicicletas de todo o terreno onde se tem marchas muito reduzidas, porém com o desconfortável salto de 3,4 ou mais dentes entre cada engrenagem subsequente.

O conceito do Mega-Range ( numa tradução livre significa mega amplitude) é uma opção intermediaria que utiliza uma relação de bicicleta de estrada ( subindo lentamente o número de dentes entre cada engrenagem) combinada com uma ultima engrenagem de 34 dentes ( muito reduzida). Tal conceito pode ser encontrado nas linhas de base da Shimano para 7 e 8 velocidades e na Sram antigamente nos grupos de 9 velocidades, onde se saltava de 28 (da penultima engrenagem) para 34 dentes na ultima.

O problema desta opção é justamente o grande salto entre as duas maiores engrenagens do cassete. Um salto tão grande que torna-se impossível não sair da faixa ideal de pedalada durante esta troca de marcha.

A solução pratica para isso, descoberta empiricamente recentemente, é simplesmente não utilizar a “mega-range” (34 dentes) em situações normais. Usa-se todas as demais engrenagens do cassete e da pedivela. Deixando para usar a ultima marcha apenas em situações realmente críticas ( subidas íngremes, areia fofa, etc. ), como se fosse uma “reduzida de jipe”.

1 resposta para “Usando um Mega-Range”

  1. 1 março 2010 as 22:41

    Arce disse:

    Recomenda-se a utilização conjunta de Mega-Range com lastros na dianteira da bike, especialmente para aqueles que usam suspa de 100mm quadros 20/21″ em diante. Risco de tombamento histórico. rsrsrs
    Como diria o outro “se não der pedalando a gente empurrrra!!”