garagem do odois

blog do thiago do odois

Fundo

29 polegadas

A nova moda entre fabricantes de bicicletas, inclusive alguns nacionais, são as bicicletas todo terrenos com rodas 29″.

Trata-se, ao contrario do que possa parecer, muito mais uma novidade fruto de Marketing do que uma inovação propriamente dita.

Aros 29″ nada mais são que aros 700c, comumente usados em bicicletas de estrada porém com pneus muito mais largos. Quem ja morou em outros paises ou que ja experimentaram pesquisar em sites de fabricantes deve ter percebido que esta combinação ja é utilizada há muito tempo nas bicicletas chamadas de Híbridas.

Tenta-se aproveitar através desta combinação, o conforto e a melhor rolagem dos pneus de diâmetros maiores. A grosso modo muito pouca coisa diferencia uma híbrida de uma legitima 29″. Embora o quadro de uma 29″ tenha maiores espaçamentos para poder utilizar pneus extremamente largos, dependendo da configuração adotada pelo ciclista ambas as denominações se confundem.

Recentemente adquiri uma bicicleta híbrida, e após algumas modificações para deixa-las mais propicia para longas distancias e com aspecto mais próximo de bicicleta todo terreno e assim pude de alguma forma compara-la com a minha tradicional aro 26″.

As discussões existentes a respeito das diferenças entre aro 26″ e aro 29″ chegam a gerar polêmica. Na minha opinião as diferenças não chegaram a ser tão significativas, mas merece destaque para o melhor desempenho em descidas e trechos planos e para o aspecto desengonçado ao se pedalar em pé em subidas por causa da maior altura em relação ao solo.

De qualquer forma, com algumas alterações consegue-se atingir o desempenho de uma 29″ com uma 26″  e vice e versa, uma vez que a qualidade dos componentes acaba sendo responsável por grande parte do desempenho global da bicicleta.

Acredito que um fator realmente relevante para optar entre 26″ ou 29″ se encontra na estatura do ciclista. Quadros acima de 20 polegadas ficam muito bem ajustados com rodas grandes.

Aro 29

Aro 29"

Para finalizar, deve se levar em conta a facilidade de se encontrar peças. Este padrão 29″ e híbridas ainda são relativamente novos no mercado brasileiro e por isso ainda é de se esperar uma certa dificuldade em encontrar algumas peças

2 respostas para “29 polegadas”

  1. 12 janeiro 2011 as 21:31

    José Luiz Kliemczak disse:

    Olá Thiago,
    Após passado um ano, algo mudou em relação a questão do formato 29er, na sua opinião?
    Se tem trabalhado muito na melhoria da geometria e nos materiais (veja ninerbikes.com), das 29er.
    O próprio desempenho da two niner da caloi demonstra isso. Tiro a prova toda vez q saio com a minha. Outro resultado de performance consegui com minha bike de rua e viagem, com a mudança da suspensão para comportar uma roda e pneu 29″. Um erro comum é achar q as 29er são as 26er ampliadas, lêdo engano, geometria totalmente diferente.
    Não volto mais para as 26er, mas estou montando uma 26, mas é pro meu filho.
    Abrax
    José Luiz

  2. 17 janeiro 2011 as 18:44

    thiago disse:

    Olá

    Ainda se passou muito pouco tempo desde o “lançamento” destas bikes. Por causa disso tem todo o problema relacionado a novidades no mercado: Poucos fabricantes e consequentemente preços altos. Isso vai desde câmaras a suspensões.
    Mas a tendência é a popularização já que em várias situações as 29er demonstram clara vantagem.