garagem do odois

blog do thiago do odois

Fundo

Remendo de raiz

Certa vez, a pedalar a “triagem” até a fazenda Pico-Paraná, em uma tradicional homenagem a limpeza e boa conservação da BR-116 furamos o pneu em algum dos frequentes obstáculos desda rodovia ( pregos, cacos de vidro, arames, etc etc).

Como ainda estávamos no inicio e ainda queríamos ter mais de uma câmara reserva resolvemos para em uma dessas borracharias para caminhões (sujas e escuras) e remendar a câmara furada, ja que neste dias estavamos sem kit de reparo, apenas 2 câmaras extras.

Acostumado com a tradicional utilização de kit de remendo de emergência, me espantei com o método que o mecânico utilizou, que com certeza deveria ser o mesma forma de remendar um pneu de caminhão.

Após alguns anos resolvi testar tal método e de fato a qualidade fica muito melhor. Obviamente que em emergências ( na estrada ) nada substitui os kits. Porém, em casa com ferramentas e tempo, vale experimentar as vantagens de uma manutenção mais bem feita.

Irá precisar dos seguintes materiais:PB100057

-Câmara velha ( para cortar um pedaço)

-Cola de sapateiro. Se você for menor de 18 anos esqueça, em alguns lugares pedem até CPF para vender este produto.

-Tesoura com qualidade suficiente para cortar uma câmara

-Lixa com granulação acima de 400 (acima significa um número menor, por exemplo 120). Se possuir alguma ferramente elétrica como uma microretífica, use-a. Irá ganhar em tempo, esforço e qualidade.

-Sargento ou morsa ou chave de pressão. Para prensar.

Comece localizando o furo e cortando um pedaço da câmara velha com tamanho compatível com o tipo e dimensões do furo.PB100058

Lixe as superficies. Lixe muito bem. Esta técnica possui dois segredos para ser eficiente, lixar é um deles.O senhor da borracharia utilizou uma esmerilhadeira. Não precisa de tanto, mas isso mostra a importância de lixar.PB100059

Aplique a cola em uma fina camada em ambas as partes.PB100060

Espere a cola secar parcialmente. Na prática isso acontece quando ela deixa de ficar brilhante e fica fosca.Este é o segundo segredo da técnica.PB100061

Una as partes e aplique pressão com alguma ferramenta. Caso não possua nada para isso, pode se utilizar algum objeto bem pesado, tomando cuidado para que nenhuma parte pontiaguda corte a câmara.PB100062

Após algum tempo, o remendo está feito. É muito mais barato e fica com qualidade muito boa .

3 respostas para “Remendo de raiz”

  1. 11 novembro 2009 as 3:38

    Fabrício Souza disse:

    Eu lembro que quando ainda pedalava a minha BMX da Monark eu ia em um destes borracheiros e ele vazia deste reparos, certa vez ele utilizou aquelas prensas quentes e quando vi achei o máximo… porém quando montei a câmara na roda e enchi o pneu, humm… o pneu ficou torto, era muita borracha para um pequeno furo!

  2. 11 novembro 2009 as 11:47

    Rodrigo Stulzer disse:

    Pelo título eu pensei que você iria falar daqueles remendos de emergência, quando se entopo de grama o pneu… 🙂

  3. 11 novembro 2009 as 13:59

    daniel ghiraldi disse:

    Estou trabalhando numa recapadora de pneus de caminhoes, e esses dias trouxe 2 cameras que estavam com alguns furos – tipo a do rafa gassner rs – e o borracheiro fez um serviço igual.
    Cara ficou otima as cameras, agora ando com as duas de sobressalente, quando eu vou pedalar, o que é raro.
    uashaushaushasuhasuahsaushasuahsuashaushuas
    aquele