garagem do odois

blog do thiago do odois

Flower

Pedale com Segurança

Pedalar em locais empoeirados, como estradas de terra em dias de sol, em locais molhados ou com chuva propriamente dita, ou em altas velocidades em estradas que tenham insetos voadores e principlamente em clarrísimos dias ensolarados podem representar um risco imenso a segurança e saúde.

A princípio , partículas suspensas ( ou voando mesmo) ao colidirem com seu olho provocam irritação ou até mesmo ferimentos.  O reflexo natural para tal situação é fechar o olho. Da para imaginar o risco primário de um machucado no olho e o risco secundario que representa estar em cima de uma bicicleta acima de 40km/h em uma estrada com curvas.

O risco trazido pelo sol, mais especificamente os raios UV, não são imediatos. Embora possa trazer em casos extremos chegueira temporária, seus danos são a longo prazo ameaçando a acuidade visual.

Não temos muito jeito. Ou pedalamos em um velódromo fechado ou teremos que usar óculos.

Como qualquer ciclista, deve ter se deparado com a situação: Comprar um óculos em camelô por X reais , ficar se perguntando se eles possuem mesmo proteção para UV e ficar tranquilo se cair no chão e quebrar , afinal não custou muito. Ou comprar um óculos em ótica por 100*X reais, ficar com medo de usar caso roubem, caia no chão e quebre mas ficar tranquilo pois é eficiente contra raios UV.

Esta situação sempre me fez perder tempo , dinheiro e a paciência. Eis que um dia, em um ensaio em um laborátorio com ar comprimido me passam um óculos de segurança ( EPI mesmo). Leve, confortavel, prendendo super bem no rosto e principalmente um visual de óculos de sol normal, diferentes dos horriveis tradicionais óculos de segurança que eu conhecia.

Novidades boas vieram ainda na sequência.

1: Na embalagem um aviso: Lente em Policarbonato , 100% filtro de UV. 

Ótimo. Existe uma NBR ( norma brasileira de regulamentação) que garante a qualidade e a funcionalidade destes equipamentos de proteção e o policarbonato é por natureza opaco ao UV, mesmo nas lentes transparentes, já que o UV esta fora do espectro de luz visível.

2 Preço. Infímo, comparado aos demais óculos. Em geral menos de 10 reais. Da para usar sem medo de quebrar e melhor ainda, usar o preço baixo e aproveitar para comprar com lentes diferentes ( escura para o sol, clara para de noite, e transparente para dias chuvosos e nublados). Eu encontrei meus óculos em uma loja especializada em EPI, mas podem ser encontrados em outros locais similares ( destinados a venda de ferramentas , lixas, etc).

Para mim, este óculos se encaixou perfeitamente na minha necessidade para pedalar. Uma solução um tanto quanto adequada. 

Aos poucos podemos encontrar soluções baratas e confiáveis para diversas carências relacionadas a bicicletas

oculos

4 Responses to “Pedale com Segurança”

  1. março 2nd, 2009 at 14:07

    Laércio Muniz says:

    Confesso que comecei a ler com medo da sua indicação (será que vou ter que gastar mais R$?), mas fiquei surpreso e alegre ao ver que já uso esse modelo recomendado, hehe! É imprescindível essa proteção. Já me livrou de colisões com insetos, pedriscos e até de um galho de árvore que surgiu do nada em minha frente.

  2. março 3rd, 2009 at 12:59

    Rodrigo says:

    To me batendo com esse problema de oculos tbém!!

    Além de todos os problemas de poeira e tudo mais, eu uso lentes de contato (sem elas nao enchergo coisa alguma) e, no meu caso, só o vento já é um problemão para os olhos!!

    A solução que eu encontrei foi tbem em usar um oculos de EPI, mas daqueles com elasticos que fica bem preso à cabeça e veda super bem contra o vento. O visual também é como o de um oculos de sol normal!!!

    Preciso agora achar para comprar um igual mas com lentes claras….onde você comprou esses seus??

    Abs

  3. março 7th, 2009 at 20:10

    Eduardo says:

    Indicutivelmente aprovado.

    Testei em condições extremas:
    – Pedalando ao meio-dia (incidência)
    – Morretes > Paranaguá via 277 (umidade, calor, sem sombra)
    – Nenhum nuvem no céu (incidência)
    – 39,4º: Maior temperatura do estado no ano e maior temperatura do dia no país.

    O ciclista derreteu mas o óculos aguentou muito bem!

  4. março 27th, 2009 at 0:14

    Tiago says:

    Irmão, em que loja você comprou estes óculos? Poderia me dizer o nome e onde fica? Agradeço desde já.