garagem do odois

blog do thiago do odois

Fundo

Temíveis caixas de direção rosqueadas

Quem já andou em alguma bicicleta há mais de 5 anos em trajetos maiores que uma volta no parque, deve ter notado uma das maiores falhas em projetos existentes nas bicicletas. A caixa de direção rosqueada.

Na verdade, não precisaria nem andar para esperar um desempenho insatisfatório do sistema. Basta pensar: O guidão/garfo gira para a direita ou para a esquerda ( anti-horário e horário) e a caixa de direção, que suporta este movimento relativo entre o garfo e o quadro é preso por uma rosca que por sua vez é apertada exatamente no mesmo sentido do movimento do garfo ( anti-horário e horário). O que isso significa na prática? Que o próprio movimento do guidão consegue, aos poucos afrouxar o aperto da caixa. E isso quando começa a acontecer, acontece bem rápido.

Outro problema é o sistema “porca e contra porca”. Além de possuir eficiência questionável para porcas finas e de diâmetro grande ( como é o caso), seu aperto carece de precisão. Dificilmente consegue-se apertar corretamente um sistema de contra-porca por vários motivos (de maior complexidade, que envolvem elasticidade do materiais, ponto de referência e precisão das roscas). Como agravante, é necessário que o aperto seja muito alto para que o guidão não afrouxe facilmente a caixa de direção. Não importa o quando se esforce para deixar com a tensão correta, quando fizer a contra porca, perde-se o ponto que havia-se deixado.

Sem a precisão necessária, o colar de esferas não ficará tensionado corretamente nas bacias. E, por conseqüência, ela vai ficar com folga (facilmente percebida em terrenos irregulares e frenagens) ou apertadas em excesso, antecipando o desgaste, de uma peça que praticamente não precisaria ser trocada durante a vida útil de um bicicleta, dada a baixa carga.

Recentemente experimentei com sucesso uma solução já existente há anos no mercado destinado a peças mecânicas. é a cola trava rosca. Uma espécie de cola que impede que uma porca afrouxe, entretanto não a solda, tornando o processo reversível.

Aplicação

Limpei a rosca do garfo e das porcas para remover sujeiras e graxas. Em seguida pinguei na rosca algumas gotas da cola. Apertei a primeira porca até a pressão certa e coloquei a segunda porca, com um aperto bem leve, não chegando a ser um “contra-porca”, praticamente “apertei com a mão”. Pronto, após a cola secar, nunca mais afroxou, me fazendo pensar ” por que eu não havia pensando nisso antes e economizado horas nas diversas vezes que eu perdi fazendo esforços enormes com contra-porca que afrouxaram semanas depois”.

Ahead set

Mas para você que possui uma bicicleta moderna, não deve passar por tal problema. Há alguns anos, criaram o brilhante sistema  AHEAD SET. Este sistema utiliza garfos sem roscas, lisos, e possuem uma peça (aranha) que internamente ao garfo, permite que a caixa seja apertada. Detalhes mais técnicos não são assuntos para este tópico, mas podemos simplificar dizendo que resolveram o problema da caixa de direção isolando o movimento do aperto da caixa do movimento do garfo, ou seja, não há como o garfo afrouxar a caixa, e desta forma pode-se apertar muito mais suavemente a caixa. Esta suavidade permite precisão e a precisão garante uma aperto correto e uma vida útil maior. Além da facilidade de montagem/desmontagem e regulagem de tensão.

Vale ressaltar que, apesar da confusão que fazem os vendedores de loja:

  • ROSCA e AHEADSET são os sistemas de aperto da caixa de direção;
  • STD e OVER correnpondem ao diamento da caixa ( 1″ e 1″ 1/8 , respectivamente).

Existem todas as combinações entre os tamanhos e sistemas de apertos possíveis ja que o sistema de aperto independe do diâmetro da caixa de direção.

5 respostas para “Temíveis caixas de direção rosqueadas”

  1. 29 julho 2009 as 13:17

    Bruno BB disse:

    Depois dessa, até um “leigo+” da mecânica assim dizendo, naum tem como ter duvidas!

  2. 22 setembro 2012 as 10:53

    Chrystian disse:

    cara tenho uma suspa rosca tem geito de eu transformar ahed set obs quero trocar pq a caixa da minha esta estralando muito

  3. 24 setembro 2012 as 8:48

    thiago disse:

    Da para trocar a caixa rosca por Ahead-set sem problemas.Mas isso quando são novas. Mas na prática é muito difícil conseguir pois em geral quando se é rosqueado, corta-se a espiga (tubo) muito mais curto. Mas caso tenha-se comprimento disponível, sem problemas. A messa AHEAD_SET abraça a região rosqueado sem problemas.

  4. 18 outubro 2012 as 16:12

    Silas disse:

    Minha caixa é standard (1′) e garfo de rosca. Consigo colocar um suporte de guidao 1′”1/8? ou somente posso colocar mesa com adaptador? Existe adaptador para suporte de guidao?

    Obrigado!

  5. 18 outubro 2012 as 17:25

    thiago disse:

    Sim. Tera que ter um adaptador para mesa AHEADSET (ele entra no tubo do garfo e possui um diametro de 1-1/8 na outra extremidade). Com isso poderá por qualquer suporte de guidão do tipo OVER.